menu

Timelapses

A utilização do timelapse para acompanhar e documentar a evolução de obras da construção civil, vem sendo bastante utilizada nos últimos anos, permitindo a percepção da evolução dos projetos e da alteração paulatina na paisagem, muitas vezes em trabalhos que duram anos para serem concluídos, em vídeos para serem visualizados em poucos segundos.

A técnica do timelapse reúne as competências da fotografia e do vídeo, transformando imagens estáticas em quadros sucessivos de um “filme” em movimento, como fotogramas de uma película de cinema. Que depois de manipulados são montados em ilha de edição, com direito à sonorização, legendagem e outros recursos de finalização de vídeo.

Mas para produzir um VT em timelapse de um grande projeto não basta deixar uma câmera ligada num poste e virar as costas para voltar ao final da obra. É necessário que seja feito o acompanhamento online do trabalho, para intervir quando necessário, seja para religar ou reposicionar a câmera e manter o funcionamento ininterrupto do sistema ao longo de todo o período. Além de manter e organizar os arquivos originais e backups, é claro.

Os sistemas em geral são compostos por: caixa estanque, a prova de intempéries, equipamentos de fotografia e informática, nobreak, modem para conexão web e, em alguns casos, quando não se pode conectar com alguma rede de energia elétrica, painéis solares.

Etransport 2014 - 2016